Como Ampliar e Reduzir Moldes

Para reduzir o molde de um vestido, trace uma linha na vertical, do meio do ombro até a barra. Trace uma linha na horizontal, no meio da cava e outra na linha da cintura. Dobre nas linhas, diminuindo 0,5 cm na cava, 1 cm na cintura e 0,5 cm na linha do ombro a barra. Para aumentar, trace uma linha na vertical, do meio do ombro até a barra. Trace uma linha na horizontal, no meio da cava e outra na linha da cintura. Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 0,5 cm na cava, 1 cm na cintura e 0,5 cm na linha do ombro a barra.

Para reduzir o molde de um vestido, trace uma linha na vertical, do meio do ombro até a barra. Trace uma linha na horizontal, no meio da cava e outra na linha da cintura.
Dobre nas linhas, diminuindo 0,5 cm na cava, 1 cm na cintura e 0,5 cm na linha do ombro a barra.
Para aumentar, trace uma linha na vertical, do meio do ombro até a barra. Trace uma linha na horizontal, no meio da cava e outra na linha da cintura.
Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 0,5 cm na cava, 1 cm na cintura e 0,5 cm na linha do ombro a barra.

 

Para reduzir uma manga, trace uma linha horizontal na cabeça da manga e dobre, reduzindo 0,5 cm. Trace uma linha vertical da cabeça da manga ou punho e dobre 1 cm. Para aumentar uma manga, trace uma linha horizontal na cabeça da e outra linha vertical da cabeça da manga ou punho. Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 0,5 cm na cabeça da manga e 1 cm no comprimento.

Para reduzir uma manga, trace uma linha horizontal na cabeça da manga e dobre, reduzindo 0,5 cm. Trace uma linha vertical da cabeça da manga ou punho e dobre 1 cm.
Para aumentar uma manga, trace uma linha horizontal na cabeça da e outra linha vertical da cabeça da manga ou punho. Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 0,5 cm na cabeça da manga e 1 cm no comprimento.

 

Para reduzir uma saia, faça uma dobra na altura do quadril, em linha reta, diminuindo 1 cm. No meio da frente e costas diminua 1 cm dobrando no sentido vertical.  Para Aumentar, corte o molde horizontalmente, na altura do quadril, recorte e cole em outro papel, aumentando 1 cm. Também aumente 1 cm verticalmente, no meio da frente e costas.

Para reduzir uma saia, faça uma dobra na altura do quadril, em linha reta, diminuindo 1 cm. No meio da frente e costas diminua 1 cm dobrando no sentido vertical. Para Aumentar, corte o molde horizontalmente, na altura do quadril, recorte e cole em outro papel, aumentando 1 cm. Também aumente 1 cm verticalmente, no meio da frente e costas.

 

Para reduzir o molde de uma calça, trace uma linha na vertical, da cintura até a barra, uma linha horizontal na altura do quadril e outra na altura do joelho. Dobre nas linhas, diminuindo 1,5 cm na altura do quadril, 1 cm na altura do joelho e 1 cm no comprimento da cintura a barra. Para aumentar, trace uma linha na vertical, da cintura até a barra, uma linha horizontal na altura do quadril e outra na altura do joelho. Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 1,5 cm na altura do quadril, 1 cm na altura do joelho e 1 cm no comprimento da cintura a barra.

Para reduzir o molde de uma calça, trace uma linha na vertical, da cintura até a barra, uma linha horizontal na altura do quadril e outra na altura do joelho.
Dobre nas linhas, diminuindo 1,5 cm na altura do quadril, 1 cm na altura do joelho e 1 cm no comprimento da cintura a barra.
Para aumentar, trace uma linha na vertical, da cintura até a barra, uma linha horizontal na altura do quadril e outra na altura do joelho.
Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 1,5 cm na altura do quadril, 1 cm na altura do joelho e 1 cm no comprimento da cintura a barra.

Comments

comments

Sobre marleneglaumar2002
Nasci em Minas Gerais e costuro desde criança. Sou filha de costureira. Me formei professora e lecionei por 20 anos. Abandonei a profissão para ter minha própria confecção e loja. Desenvolvi meu próprio método de modelagem e escrevi um livro para divulgá-lo, Modelagem Prática para a Confecção de Roupas. Criei este blog para disponibilizar moldes e dicas de corte e costura. Espero que gostem.

6 Comments on Como Ampliar e Reduzir Moldes

  1. Maria de Faria Menezes // 18/01/2017 em 15:55 // Responder

    Ola Marlene adoro esses moldes seus gostaria de saber a lista de medidas e a tabela que você falou ma não consegui encontrar no saite

  2. Olá, estou amando e aprendendo muito com suas aulas, tem como imprimir os moldes em tamanho real?como faço?

  3. Olha minha linda sou costureira as uns 30 anos e tnossa história é um pouco parecida.
    Fui professora também. so wue professora rural.Lecionei por apenas sete anos. me mudei para bh.
    E aqui optei ppr costurar sou filha e sobrinha de costureiras. E uma profissão que amo. Tenho minhq confecção também. E me recorro sempre as suas modelagens pois pars mim são perfeitas. As camisas ficam perfeitas. E para a gloria de Deus e seus moldes tenho recebido muita encomendas muitos pedidos fe lojas .E recebido muitos elogios. Que nesta oportunidade repasso -os a você também. bjos

  4. Nilcéia de Barros Maia // 05/12/2016 em 23:03 // Responder

    agora posso voltar a costurar pois aprendi há muito tempo e depois parei por conta de trabalho. Agora estou aposentada e queria costurar alguma coisinha pra família, mas não me lembrava mais. Hoje descobri este site e já coloquei mãos a obra pra confeccionar presentes de natal graças aos ensinamentos daqui. Obrigada por isto e que Deus a conserve fazendo o bem

  5. Olá, este é o site mais completo que ja encontrei. Sou apaixonada com costura, mas agora que comprei uma maquina com a bençao de Deus. Tenho muita duvida no corte, e o seu site vai me ajudar muito. Obrigada pelas dicas e moldes.

  6. ana castro // 04/10/2016 em 21:19 // Responder

    olá ,tem como imprimir os moldes em tamanho real?como faço

1 14 15 16

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.