Como Ampliar e Reduzir Moldes

Para reduzir o molde de um vestido, trace uma linha na vertical, do meio do ombro até a barra. Trace uma linha na horizontal, no meio da cava e outra na linha da cintura. Dobre nas linhas, diminuindo 0,5 cm na cava, 1 cm na cintura e 0,5 cm na linha do ombro a barra. Para aumentar, trace uma linha na vertical, do meio do ombro até a barra. Trace uma linha na horizontal, no meio da cava e outra na linha da cintura. Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 0,5 cm na cava, 1 cm na cintura e 0,5 cm na linha do ombro a barra.

Para reduzir o molde de um vestido, trace uma linha na vertical, do meio do ombro até a barra. Trace uma linha na horizontal, no meio da cava e outra na linha da cintura.
Dobre nas linhas, diminuindo 0,5 cm na cava, 1 cm na cintura e 0,5 cm na linha do ombro a barra.
Para aumentar, trace uma linha na vertical, do meio do ombro até a barra. Trace uma linha na horizontal, no meio da cava e outra na linha da cintura.
Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 0,5 cm na cava, 1 cm na cintura e 0,5 cm na linha do ombro a barra.

 

Para reduzir uma manga, trace uma linha horizontal na cabeça da manga e dobre, reduzindo 0,5 cm. Trace uma linha vertical da cabeça da manga ou punho e dobre 1 cm. Para aumentar uma manga, trace uma linha horizontal na cabeça da e outra linha vertical da cabeça da manga ou punho. Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 0,5 cm na cabeça da manga e 1 cm no comprimento.

Para reduzir uma manga, trace uma linha horizontal na cabeça da manga e dobre, reduzindo 0,5 cm. Trace uma linha vertical da cabeça da manga ou punho e dobre 1 cm.
Para aumentar uma manga, trace uma linha horizontal na cabeça da e outra linha vertical da cabeça da manga ou punho. Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 0,5 cm na cabeça da manga e 1 cm no comprimento.

 

Para reduzir uma saia, faça uma dobra na altura do quadril, em linha reta, diminuindo 1 cm. No meio da frente e costas diminua 1 cm dobrando no sentido vertical.  Para Aumentar, corte o molde horizontalmente, na altura do quadril, recorte e cole em outro papel, aumentando 1 cm. Também aumente 1 cm verticalmente, no meio da frente e costas.

Para reduzir uma saia, faça uma dobra na altura do quadril, em linha reta, diminuindo 1 cm. No meio da frente e costas diminua 1 cm dobrando no sentido vertical. Para Aumentar, corte o molde horizontalmente, na altura do quadril, recorte e cole em outro papel, aumentando 1 cm. Também aumente 1 cm verticalmente, no meio da frente e costas.

 

Para reduzir o molde de uma calça, trace uma linha na vertical, da cintura até a barra, uma linha horizontal na altura do quadril e outra na altura do joelho. Dobre nas linhas, diminuindo 1,5 cm na altura do quadril, 1 cm na altura do joelho e 1 cm no comprimento da cintura a barra. Para aumentar, trace uma linha na vertical, da cintura até a barra, uma linha horizontal na altura do quadril e outra na altura do joelho. Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 1,5 cm na altura do quadril, 1 cm na altura do joelho e 1 cm no comprimento da cintura a barra.

Para reduzir o molde de uma calça, trace uma linha na vertical, da cintura até a barra, uma linha horizontal na altura do quadril e outra na altura do joelho.
Dobre nas linhas, diminuindo 1,5 cm na altura do quadril, 1 cm na altura do joelho e 1 cm no comprimento da cintura a barra.
Para aumentar, trace uma linha na vertical, da cintura até a barra, uma linha horizontal na altura do quadril e outra na altura do joelho.
Corte nas linhas e cole em outro papel aumentando 1,5 cm na altura do quadril, 1 cm na altura do joelho e 1 cm no comprimento da cintura a barra.

Comments

comments

Sobre marleneglaumar2002
Nasci em Minas Gerais e costuro desde criança. Sou filha de costureira. Me formei professora e lecionei por 20 anos. Abandonei a profissão para ter minha própria confecção e loja. Desenvolvi meu próprio método de modelagem e escrevi um livro para divulgá-lo, Modelagem Prática para a Confecção de Roupas. Criei este blog para disponibilizar moldes e dicas de corte e costura. Espero que gostem.

6 Comments on Como Ampliar e Reduzir Moldes

  1. Muy buenas tardes Sra Marlene… Le consulto: ¿los patrones tienen incluido el margen de costura? Mil Gracias por su ayuda.

  2. Oi marlene alem de aprender c vc aprendendo tbem com os comentarios.O que me deixou triste foi um a seguidora sua que disse que seus moldes sao incompletos sempres esta faltando algo eu copiei alguns moldes mas ainda nao cortei agora estou com medo de perder os tecidos que comprei.Por gentileza se isso acontece realmente qual e a sua intencao ensinar errado um iniciante deixando o frustado e com raiva de vc afinal tudo custa imagine quem esta desempregado e que precisa de uma luz no fim do tunel. vc pode ser uma luz isso se chama caridade e generosidade

  3. Bom dia Marlene!
    Queira me desculpar mas sou principiante com sede de aprendizado!RS
    Meu anjo, tirei um molde de vestido de uma determinada revista. Pois bem, o referido molde tamanho 44 e eu gostaria de reduzir para 36. Gostaria de fazer uma surpresa para minha filha. Diante o exposto, poderia tirar a dúvida atroz que tem tirado meu sono?kkķkkk
    obrigada!

  4. Rosimeyre Melo // 09/02/2017 em 21:59 // Responder

    Muito bom esse tutorial de moldes .

  5. Ana Lúcia Luna Nery Silva // 29/01/2017 em 18:13 // Responder

    Boa tarde! Eu amo seus moldes e já costuro por 19 anos terminei no SENAI 2 cursos que amo modelagem e corte e costura. Agora quero dar aulas mas como faço pra ser professora na nossa especialidade. Obg desde já Ana Lúcia Nery

  6. Bom dia Marlene, adoro seu site, vc é maravilhosa, obrigada por compartilhar conosco os seus moldes. Gostaria de tirar uma duvida em relação aos moldes, nos moldes que vc posta pra gente já esta incluído a margem da costura?

1 15 16 17

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.