Roupa certa para cada Tipo de Corpo

Cada Pessoa tem um tipo de corpo e a roupa pode ajudar a disfarçar pequenas imperfeições.

Cada Pessoa tem um tipo de corpo e a roupa pode ajudar a disfarçar pequenas imperfeições.

CORPO TRIANGULAR OU TIPO PÊRA:
Quem tem os quadris grandes deve procurar chamar a atenção para a parte de cima. Use blusas ricas em detalhes e colares chamativos. Manga japonesa, sino ou tulipa ajudam a valorizar a parte de cima e desviar a atenção dos quadris. Um colete também fica bem para este tipo de corpo. Use saias retas ou evasê. Prefira calças retas ou flare. Calças e saias de cores escuras como preto, azul marinho ou verde escuro ajudam a alongar e disfarçar os quadris. Vestidos tubinhos de cor lisa ou estampas miúdas ficam bem. Evite usar legues ou calça skinning para não deixar o corpo parecendo um pião.

CORPO TIPO AMPULHETA:
Corpo Privilegiado, pois tem as medidas proporcionais. Fica bem com quase todos os tipos de roupa, porém deve usar peças que valorizem seu corpo. Abuse de vestidos e blusas Acinturadas, que valorizam as curvas. Use saia lápis, reta ou evasê. Abuse de calças skinning, flare ou alfaiataria. Evite usar roupas largas, sem forma, que escondam as curvas ou muito curtas e agarradas demais ao corpo que vulgarizam o look e não são elegantes.

CORPO OVAL OU MAÇÃ:
Neste tipo de corpo o volume se concentra na cintura. Use saias evasê ou godê suave de cores escuras e cintura alta. Use calça flare, ou reta de cintura alta, tipo alfaiataria. Procure usar blazer, cardigã ou casacos escuros abertos, no máximo com um só botão. As blusas devem ter menos detalhes para evitar aumentar o volume. O decote “V” alonga e afina a silhueta. Ótimo para quem está acima do peso, pois chama a atenção para o colo, disfarçando a barriguinha. Use camisas ou blusas acinturadas, mas não apertadas ou largas demais. Vestidos tubinhos com recortes nas laterais alonga e suaviza a barriga.

CORPO RETANGULAR:
Quem tem este tipo de corpo possui os quadris estreitos e não tem cintura. Use calças skinning e legues que dão uma ilusão de ter quadris maiores. Prefira as blusas mais soltinhas e acinturadas. Modelos com babado peplum na região dos quadris fica bem. Use saias evasê, retas com babado peplum e godê ajudam a aumentar o quadril e que equilibram a silhueta. Pode abusar as estampas. Prefira blazer de um só botão e bem acinturados, pois afinam a cintura. Use vestidos com cintos finos, com saias amplas, pregueadas ou evasê, para marcar a cintura.

CORPO TRIÂNGULO INVERTIDO:
Quem tem este tipo de corpo possui os ombros largos. Para aumentar os quadris e equilibrar os ombros, use saia godê, evasê, com pregas ou babado peplum. Vestidos acinturados, sem manga e com saia evasê, godê e pregas equilibram a silhueta. Saias, shortes, calça com estampa, branco ou cores mais fortes aumentam os quadris. Na parte superior prefira cores mais neutras ou escuras. Use blusas com mangas pequenas ou justas e regatas. Use blazer e blusas com babado peplum, acinturadas. Calças pantalonas ajudam a aumentar os quadris.

BAIXINHAS OU MIGNON:
Prefira vestidos de uma cor só. Modelos inteiriços, sem cintos. Use decote “V”, recortes e listas na vertical. Vestidos acima do joelho, calças flare ou retas, saia lápis ou retas alongam o corpo.

ALTAS:
Prefira modelos compostos por duas peças, tailleur(terninhos), calça reta ou pantalona. Peças com cores contrastantes da parte de cima com a de baixo. Use cintos largos, vestidos com saia evasê ou godê.

MAGRAS:
Prefira peças de cores claras ou estampadas. Abuse das golas grandes, laços, echarpes. Recortes e listras horizontais ajudam a aumentar o volume. Prefira saia godê ou evasê e calças de corte reto.

GORDINHAS:
Prefira vestidos tubinho ou envelope. Vestidos com recorte nas laterais em duas cores (mais escuro nas laterais e claro ao meio) ajudam a afinar a silhueta. Cores escuras ou sóbrias, estampas miúdas e listras verticais também afinam a silhueta. Use calça reta ou flare e fuja das legues, estampas grandes, mangas muito largas ou justas demais. Prefira blusas e camisas acinturadas, sem muito detalhes. Não use roupas muito justas para não marcar demais as gordurinhas indesejadas e nem largas demais para não aumentar a silhueta.

marleneglaumar2002

Nasci em Minas Gerais e costuro desde criança. Sou filha de costureira. Me formei professora e lecionei por 20 anos. Abandonei a profissão para ter minha própria confecção e loja. Desenvolvi meu próprio método de modelagem e escrevi um livro para divulgá-lo, Modelagem Prática para a Confecção de Roupas. Criei este blog para disponibilizar moldes e dicas de corte e costura. Espero que gostem.

22 comentários

  1. RS acho que sou o único homem nesse blog rsrs, parabéns pelo trabalho estou pegando muitas ideias novas

  2. Marlene, desde que “descobri” vc fiquei maravilhada com o lindo trabalho que vc compartilha. Deus te abençõe ricamente em todas as areas de sua vida, pois o que vc compartilha nao tem preço, no mundo que pague! No blogue, no YouTube, vc compartilha seu conhecimento e também quem vc é! Já reproduzi vários modelos, e sempre fico anciosa pra saber qual o novo! Ainda tenho muito a aprender, mas vc me inspira a seguir nesta linda profissão, de costurar, que é arte. Deus te abençõe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.