O que é Alta Costura

O que é ALTA COSTURA.
Vejo muita gente falar que tal vestido é alta costura. Que tal acabamento é de alta costura. Bem, alta costura é a costura toda feita a mão, como um bordado. Em alta costura a peça é moldada direto no manequim feito com as medidas da pessoa que vai vestir a peça, em moulage. Não usa-se molde de papel. Toda a peça é alinhavada antes, parte por parte, com alinhavos miúdos que imitam a costura, para depois ser costurado literalmente a mão. Em alta costura não se usa alfinete. Não é usada para fazer apenas vestido de festa e não é todo vestido de festa que é alta costura e muito menos qualquer acabamento. O acabamento em alta costura é manual, com pontos usados em bordado. Os tecidos usados são feitos com estampas exclusivas e bordados também manualmente. São tecidos exclusivos para determinada peça que não pode ser repetida ou copiada. Na Europa, por exemplo, existem somente 12 casas que fazem alta costura e outras 24 que são convidadas a participar deste universo. Dior, Chanel, Gautier, Valentino, Versate são alguns deles que fazem um desfile exclusivo de alta costura para a elite. Eles fazem peças em Alta costura exclusivos para a elite e peças Pret a Portê para a venda em lojas. No Brasil não existe alta costura. Os únicos que tentaram fazer alta costura no Brasil, nas décadas de 60 e 70, foram Denis e Clodovil, mas ambos tiveram que optar pelo Prêt-à-Porter que é uma costura feita a máquina, com acabamentos finos e tecidos nobres, porém bem menos trabalhoso.

 Chanel e Dior

Chanel e Dior

Comments

comments

Sobre marleneglaumar2002
Nasci em Minas Gerais e costuro desde criança. Sou filha de costureira. Me formei professora e lecionei por 20 anos. Abandonei a profissão para ter minha própria confecção e loja. Desenvolvi meu próprio método de modelagem e escrevi um livro para divulgá-lo, Modelagem Prática para a Confecção de Roupas. Criei este blog para disponibilizar moldes e dicas de corte e costura. Espero que gostem.

6 Comments on O que é Alta Costura

  1. Lazinha Machado // 20/02/2017 em 13:12 // Responder

    Muito obrigada por compartilhar conosco os seus conhecimentos! Aprendi a costurar por um método e com o passar dos anos descobri que não era muito bom. Agora estou conhecendo os seus moldes e sinto que são melhores.

  2. marlene de fatima vida // 22/01/2017 em 17:55 // Responder

    gostaria que voce me endicasseum livro de modelagembom para que possa ta fazendo os meus vestidos de festa com mais perfeicao porque sou apaixonadapor costura e tambem preciso quero a sua ajuda ob

  3. Rosangela Cosntante // 17/01/2017 em 00:41 // Responder

    Parabéns pelo seu dom, e parabéns por passo-lo adiante. Poucas pessoas tem o “desapago” ao que aprende e a boa vontade de passo-lo adiante como vc faz. AMEI conhecer seu site, tudo muito bem explicado e ilustrado. que DEUS te abençoe e possa te oferta com muitos dias afortunados.

  4. Eulália Jorge Rosslino // 15/01/2017 em 02:06 // Responder

    Acho teu método incrível, acho que vc deveria publicar uma apostila ensinando vestido de festa.obrig.por me ajudar muito.

  5. Parabens , aqui tem tudo que uma costureira procura Deus abençoe pelo seu talento e disponibilidade bjsss

  6. Benny Duarte // 22/11/2016 em 15:39 // Responder

    Tudo que,me permita,voce faz é muito bom e ajuda a gente a melhorar também na nossa profissão-lazer. Deus abençoe cada dia mais. A Bíbli diz que “Quem sai ándando e chorando semeando a boa semente, voltará trazendo consigo os seus molhos”.Tudo de bom que voce divide com a gente voltará pra voce. Muito grata.

1 2 3 4

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado.