Tecidos Outono/ Inverno

Fiz uma lista dos principais tecidos usados em peças de outono/inverno tanto em alfaiataria quanto em peças esportivas ou de uso diário. Todas as fotos dos tecidos abaixo estão a venda pela internet no site http://www.maximustecidos.com.br/ .

ALFAIATARIA ACRÍLICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um tecido largamente usado na alfaiataria masculina que fica muito bem em terninhos femininos. Um tecido que já usei para fazer vestidos tubinhos com sobretudo. É um tecido com uma textura macia, porém firme. Ao fazer blazer, necessita forro.

CAMURÇA SUEDINE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um tecido também usado em alfaiataria de textura macia e firme, bem encorpado mas não muito grosso, ideal para fazer blazer, casaquinhos, sobretudos, calças e saias.

VELUDO COTELÊ

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um dos tecidos de invernos que nunca saem de moda. Dá para fazer uma infinidade de peças como casacos, blazer, jaquetas, calça, saia e até short para usar com meia calça. De textura mais grossa, possui uma maleabilidade maior que os veludos de antigamente.

GABARDINE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um tecido muito usado no inverno brasileiro por ser barato e ter bom caimento para calças e saias de corte reto, casacos e blazer. Tem uma textura macia, porém firme. Pode ser usado tanto para peças femininas quanto masculinas.

KIWI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um tecido com textura acetinada, encorpado sem ser pesado. Muito bom para fazer terninhos, casacos, blazer, calças e saias.

LÃ BATIDA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O tecido da moda. Bem encorpado, grosso e quente. Ideal para casacos trench coat ou sobretudos mais estruturados para os dias mais frios.

LINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um tecido fino, que confere elegância a blazer, vestidos e saias de corte mais retos. Ideal para meia estação. Sua única desvantagem é que amarrota com facilidade.

MICROFIBRA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Este tecido tem sido muito usado em alfaiataria por ser barato e ter um bom caimento. Calças sociais ficam muito bem com este tecido por ter uma textura macia e não amarrotar muito. Pessoalmente gosto muito deste tecido para calças e blazer de meia estação. Não é muito quente, podendo ser usado também no verão. Para blazer, necessita de forro.

PELE DE CORDEIRO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O próprio nome já diz. É sintético, mas imita pele. Bem macio e fácil de trabalhar. Pode ser usado para forrar uma jaqueta para dias muito frios ou para fazer coletes, vira de golas e punhos de casacos, cachecol… Já usei este tecido para fazer cobertor e pantufa para criança. É bastante versátil.

PIQUET

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Embora seja um tecido muito usado no verão, fica muito bem em casaquinhos e blazer de meia estação. Tem uma textura bem firme por ser de algodão. Muito usado em roupas infantis como vestidinhos e casaquinhos de meia estação. Também fica ótimo em mantas para bebês.

SUEDE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um tecido acamurçado de textura aveludada, firme, muito usado em sobretudos, trench coat ou casacos e jaquetas mais estruturados.

SUPER 100

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tecido de alfaiataria sintética, de bom caimento, para terninhos masculinos e femininos. Muito usado no Brasil por ter um bom caimento e ser fácil de estruturar. Confere elegância a calças sociais e saias de corte reto.

VELUDO ALEMÃO CANELADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma malha com média elasticidade ideal para legues, vestidos e blusas. Pode ser usado tanto para roupas justas ao corpo quanto para vestidos mais fluídos, curtos ou longos por não ser muito grosso. Dá para fazer vestido de festa com ele. Pode ser usado também para fazer abrigos, tanto adulto quanto infantil. É bastante versátil.

VELUDO CRISTAL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma malha de média elasticidade também usado em legues, vestidos e blusas tanto justas ao corpo quanto mais soltas. Também muito usado para fazer conjuntos de abrigo mais folgados como calças de elástico e blusas com capuz. É parecido com o plush. Fica bem também em macaquinhos para bebês e vestidinhos infantis.

VELUDO MOLHADO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O próprio nome já diz, malha de veludo com aparência molhada. Está bem na moda neste inverno sendo usado em vestidos e blusas mais justas ao corpo, mas também dá para usar em vestidos mais soltinhos e longos para festa. Também pode ser usado em macaquinhos para bebê e abrigos adulto e infantil. É bastante versátil.

TELA BORDADA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma renda para o inverno cujos desenhos lembram plush, em alto relevo. Pode ser usada em vestidos tubinhos, de noiva, festa, blusas ou para aplicação de detalhes como palas, punhos, golas. Em peças inteiras necessita de forro, pois a tela concede transparência a renda.

marleneglaumar2002

Nasci em Minas Gerais e costuro desde criança. Sou filha de costureira. Me formei professora e lecionei por 20 anos. Abandonei a profissão para ter minha própria confecção e loja. Desenvolvi meu próprio método de modelagem e escrevi um livro para divulgá-lo, Modelagem Prática para a Confecção de Roupas. Criei este blog para disponibilizar moldes e dicas de corte e costura. Espero que gostem.

24 comentários

  1. Gostei muito de suas dicas. Sempre tive dificuldade com as modelagens pq não sei fazer- las, já com as suas não me atrapalho. Obrigado por dividir a suas experiências.

  2. Muito bom, amei tudo sou iniciante e estou adorando costurar e é muito bom as dicas e os moldes facilita e ajuda muuuiito obg por dividir suas experiencias conosco. E gostaria de saber como conseguir seus moldes.

  3. Amei estás dicas, sou figurinista dos bailarinos, mas gosto das dicas, vc faz modelagem pra vender? Preciso de uns corpetes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.