Dicas importantes sobre o caimento da roupa

O caimento de uma roupa não depende só da modelagem e costura. Depende também do corpo e da roupa escolhida. Na maioria das vezes o caimento ruim está ligado a má escolha do modelo para aquele tipo de corpo. Por exemplo, uma blusa com cava americana ou uma regata nadador não ficam bem para quem tem ombros largos, mas caem muito bem para quem tem ombros estreitos e quadris grandes. Um vestido justo ao corpo em uma mulher acinturada fica bem melhor que em uma mulher com barriga saliente.

Estas três modelos tem o mesmo manequim, mas o formato e altura do corpo é diferente, determinando o caimento da blusa em cada uma.

Também determina o caimento de uma roupa, o tecido escolhido. Uma blusa fluida feita de seda ou viscose pura tem um caimento melhor que uma feita com voal sintético que é seco e arma. Um blazer feito com tecido de alfaiataria, devidamente entretelado e forrado tem um caimento melhor que um feito de tecido sintético, muito mole e sem forro. Um vestido drapeado pede um tecido mais flexível. Uma calça esportiva pede um tecido mais rústico mo denim ou sarja, já uma calça social pede tecido de alfaitaria.

Modelo igual em corpos diferentes. Ficou bonita nas duas, mas em cada uma a blusa ficou com um caimento diferente.

As estampas escolhidas para cada modelo também interfere no caimento. Uma roupa com muitos recortes aparece mais em tecido liso. Em tecido estampado, os recortes tendem a desaparecer. Uma roupa com estampas florais muito grandes não ficam bem em gordinhas ou baixinhas, pois diminuem a estatura e aumenta o volume. Uma roupa com estampaps miúdas ficam bem em qualquer tipo de corpo. Listras na verticam alongam a silhueta. Já na horizontal, diminuem e achatam. Meninas gordinhas ou baixinhas ficam melhor com listras na vertical.

Esta estampa não favorece quem tem o corpo reto, deixando a aparência do corpo sem forma.

Outra coisa que determina o caimento é o corte da roupa. Uma roupa feita sob medida para aquele tipo de corpo, que foi devidamente provado e ajustado, obedecendo as proporções, fica melhor no corpo que uma roupa comprada em loja de departamento, que foi feita seguindo padrão de tabela que nem sempre é a mesma de quem compra a roupa.
O fato de uma pessoa ser tamanho 42 não significa que todas as roupas tamanho 42 ficarão bem nela. Uma mulher pode ser tamanho 42 e ter o busto mais ou menos volumoso, a cintura fina ou grossa, o quadril estreito ou largo. E escolher o modelo de acordo com o seu corpo vai determinar o caimento. Uma saia godê ou evasê, por exemplo, para moças com bumbum saliente ou cheinhas ficam bem se fizer a parte das costas maior no comprimento. Vai evitar que a saia fique repuxando. E para quem tem cintura grossa, não precisa colocar pences na linha da cintura e ficam melhor com vestidos ou saias evasê suave. Mulheres com muito seio ficam melhor com camisas e vestidos com recorte princesa, pois este recorte permite ajustar a cava e a cintura.

Mesmo vestido e tecido, mas como cada uma delas tem um tipo de corpo, o caimento deixou o vestido parecendo que foi feito de tecidos diferentes.

A costura também determina o caimento de uma roupa. Se fizer costurar uma blusa de chiffon ou seda, por exemplo, com agulha grossa, de ponta “rombuda”, com a tensão da máquina mal regulada, a costura vai repuxar deixando as costuras franzidas e feias. O caimento não será adequado. Uma barra mal feita ou o forro mal posicionado ou curto também vai deixar a peça “enfolando”. Para que as cavas e decotes não fiquem embabadando, devem ser embebidos antes de pregar o acabamento. Esta técnica vai ajustar melhor as curvas.

O vestido frente única de bolinhas está muito bonito, mas reparem que a cava está embabadando.

A modelagem também pode deixar um caimento ruim se não for feito de acordo com o modelo ou manequim. Para homens, por exemplo, a camisa precisa ter a queda de ombro na frente, tendo que se fazer a modelagem da altura da cava maior nas costas, pois os homens possuem a musculatura do ombro mais desenvolvida que o da mulher. Se fizer a cava da frente muito cavada, a manga ficará repuxando. Se fizer a cava das costas muito aberta, a a manga ficará “pegando” ao tentar fechar os braços. Um gancho muito curto nas costas faz com que a calça fique “entrando” e um gancho com pouca curva na frente, dá pregas na virilha. Ombros muito grandes deixam a peça parecendo que foi pega emprestado de uma pessoa maior. Uma camisa precisa ter o ombro um centímetro maior, mas não pode ultrapassar esta medida para não ficar “enfolando” na cava.

O decote ficou melhor posicionado na atriz mais velha devido a modelagem de acordo com o tipo de corpo dela. Na outra atriz, ficou muito alto no busto deixando uma aparência menos elegante.

Quando for fazer uma roupa, siga estes critérios:
1- Escolha o modelo certo para o tipo de corpo que vai usar a roupa.
2- Escolha o tecido adequado ao modelo que escolheu.
3- Faça a modelagem de acordo com o modelo escolhido e as medidas da pessoa para quem irá fazer.
4- Regule a máquina de costura, escolha os aviamentos de qualidade e a agulha certa para o tecido.
5- Se estiver fazendo sob medida, prove a roupa 3 vezes antes de finalizar. Uma com a peça alinhavada. Outra com a costura de laterais e ombros e a 3ª com ela já costurada para marcar as bainhas. Em cada prova, ajuste e corrija os defeitos, caso haja.
6- Escolha o acabamento adequado à roupa.
7- Capriche na finalização.

marleneglaumar2002

Nasci em Minas Gerais e costuro desde criança. Sou filha de costureira. Me formei professora e lecionei por 20 anos. Abandonei a profissão para ter minha própria confecção e loja. Desenvolvi meu próprio método de modelagem e escrevi um livro para divulgá-lo, Modelagem Prática para a Confecção de Roupas. Criei este blog para disponibilizar moldes e dicas de corte e costura. Espero que gostem.

21 comentários

  1. Hola, me gustan mucho los molde que coloca en web; pero me gustaría saber si los moldes incluyen margen de costura?
    Gracias les escribo desde Venezuela

  2. Costuro para fábrica as peças já vem cordatas mas gosto de fazer as roupas as vezes arrisco em fazer um vestido gosto de modelos complicado mas não sei tirar as medidas necessárias e passar pro papel pode me ajudar obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.