Tecidos de malha e utilidade

Alguns tecidos de malha e suas utilidades.

Para comprar malha, observe se a malha não enrola nas laterais ou barra. Veja se não formam bolhas ou enrugam mesmo estando estendidas. Observe se a barra anão está enviezada. Uma boa malha não tem bolhas, não enrola e não estica em um só lado ao cortar na horizontal.
A maioria dos tecidos listados abaixo você encontra na loja on line
https://www.maximustecidos.com.br

 

 

 

 

 

 

 

Veludo alemão: uma malha muito usada no inverno na confecção de calças, vestidos e blusas. É uma malha com ótimo caimento e resistência.

 

 

 

 

 

 

Tule de malha: uma malha muito usada em roupas de festa mais justa ao corpo para compor transparências.

 

 

 

 

 

 

Malha piquet: é uma malha bastante resistente, de média elásticidade, muito usada na confecção de calças bailarina, legues e vestidos.

 

 

 

 

 

 

Neoprene: esta malha ganhou muito destaque nesta década. Muito usada para roupas tanto de verão como de inverno. Pode ser usada em casacos, vestidos ou calças. Tem boa elasticidade e é mais grossa que as outras malhas. Mas precisa ter cuidado com a qualidade. Por ser muito procurada, também é muito falsificada.

 

 

 

 

 

 

 

Malha tricô canelada: recebe esta denominação porque sua trama é como a trama de uma malha de tricô. É  bastante usada na confecção de blusas para o inverno tipo cacharrel.

 

 

 

 

 

 

 

Malha tricô laminado com brilho: Esta é uma malha bem resistente, durável e ótima para fazer blusas para o inverno mais justa ao corpo.

 

 

 

 

 

 

 

Malha Montaria: um tecido firme, com média elasticidade, ideal para calças tipo legging ou bailarina. Mas também dá para fazer jaquetas tipo bomber.

 

 

 

 

 

 

 

Helanca: uma malha bem usada em calças de uniforme ou bailarina. Há várias gramaturas, portanto prpecisa saber antes de comprar qual a gramatura da helanca. As mais finas são usadas para forro e as mais grossas para confecção de calças. As de média gramatura são usadas em abrigos escolares.

 

 

 

 

 

 

 

Camurça: uma malha própria para o inverno, pois é bem quente. Pode ser usada tanto em calças como vestidos mais soltos, tipo evasê.

 

 

 

 

 

 

 

Malha segunda Pele: é uma malha bem fininha e transparente, ideal para forro de vestidos ou moda praia.

 

 

 

 

 

 

 

Malha Jacquard Xadrez: é uma malha com textura em alto relevo mais encorpada, que confere estrutura as peças sejam elas calças ou vestidos. O xadrez está bem em voga neste inverno.

 

 

 

 

 

 

 

Malha jacquard: em auto relevo, mais grossa, confere estrutura a roupas como calças ou vestidos tubinhos, por exemplo.

 

 

 

 

 

 

 

Couro aveludado: uma malha aveludada no avesso e tipo couro no direito que dá para ser usada tanto para confecção de calças quanto jaquetas ou casacos.

 

 

 

 

 

 

 

Neoprene tipo couro: é uma malha bem grossa, com boa elasticidade, ótima para legging ou calça tipo montaria.

 

 

 

 

 

 

 

Entretela de malha: são entretelas que servem para estruturar peças de malha e também blazer cujo tecido tenha strech.

 

 

 

 

 

 

 

Crepe scuba: uma malha com textura e caimento de um crepe mais pesado, mas com bastante elasticidade. Podem ser usadas em vestidos justos ao corpo.

 

 

 

 

 

 

 

Lycra: um tecido bastante usado na confecção de moda praia, mas fica ótimo também em vestido godê ou frente única para o verão.

 

 

 

 

 

 

 

Viscolycra: este tecido ganhou as ruas muito rapidamente. É o tecido mais usado em malharias para fazer blusas e vestidos, mas também possue muitas versões de gramatura e qualidade. Precisa tomar cuidado ao comprar para não levar para casa uma viscolycra que deforme ou desbote facilmente.

 

 

 

 

 

 

Liganete: um tecido muito versátil, pois com ele dá pra se fazer vestidos e blusas. É uma malha bem fresca para o verão. Mas precisa tomar cuidado com a qualidade. Há liganetes que desfiam muito. A boa liganete tem um caimento mais pesado e não é transparente.

Marlene Mukai

Nasci em Minas Gerais e costuro desde criança. Sou filha de costureira. Me formei professora e lecionei por 20 anos. Abandonei a profissão para ter minha própria confecção e loja. Desenvolvi meu próprio método de modelagem e escrevi um livro para divulgá-lo, Modelagem Prática para a Confecção de Roupas. Criei este blog para disponibilizar moldes e dicas de corte e costura. Espero que gostem.

8 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.